terça-feira, 10 de junho de 2014

Relatório experimento de Cromatografia

Objetivo

Realizar experimentos cromatográficos através do movimento da tinta empregnada no giz com a passagem de solventes diversos.

Introdução
A técnica de cromatografia é utilizada para a identificação de substâncias e de separação-purificação de misturas.
Na separação de misturas é passado por duas fases sendo elas estacionaria, ou seja, fixa e um material poroso e móvel onde um líquido ou um gás ajuda na separação. Nestas fases os constituintes interagem umas com as outras através das forças intermoleculares e iônicas resultando a separação. Ainda nesta técnica de separação de misturas, a mesma pode ser purificada eliminando substâncias indesejáveis.
Na identificação de substâncias é utilizada a técnica de comparação, ou seja, comparando o seu resultado da análise com outros conhecidos e através de gráficos, e assim descobrindo quais as substâncias que pertence à mistura.

Materiais e reagentes


  • Álcool etílico
  • Acetona
  • Éter
  • Giz escolar branco
  • Canetinhas de cores variadas
  • Becker
  • Tela de amianto
  • Tripé
  • Vidro relógio

Procedimento experimental
Realizamos 3 experimentos de cromatografia de adsorção onde o giz é a parte estacionária e o reagente a fase móvel aplicando o mesmo procedimento para três reagentes diferentes: álcool etílico, acetona e éter.
Em um Becker colocamos 2 cm de álcool etílico, em seguida utilizamos as canetinhas para fazer uma faixa em 4 gizes de cores variadas e os colocamos fixamente dentro do Becker fazendo com que esta faixa entre em contado com o reagente e fechamos com o vidro relógio. Para melhor visualização colocamos o Becker em cima do tripé com a tela de amianto e observamos.
Logo após repetimos com a acetona e com o éter.


Resultados

Experimento 1 (álcool etílico): obtemos resultados positivos. Observamos a separação da mistura de cores que teve o material para chegar à sua cor.
Figura X: Experimento em observação


giz.jpg


Figura X: resultado da separação de pigmentos de cores variadas
giiiia.jpg


Experimento 2 (acetona):
Não houve separação dos pigmentos, pois os mesmos não são solúveis em acetona.
Experimento 3 (éter):
O éter é um reagente altamente volátil, então ele evaporou e os pigmentos não foram solúveis.

Conclusão
Ao finalizar esse experimento podemos concluir que a cromatografia é de grande eficiência para saber a origem de um material com polaridades distintas. Usada para a identificação de impurezas de um material, determinação da composição, formulação de um produto ou separação de misturas. Podemos observar o mecanismo de separação pela interação da fase estacionária com a fase móvel em um processo de adsorção.

Bibliografia
MARCONDES R. Cromatografia, Disponível em: http://www.infoescola.com/quimica/cromatografia/ Acesso em 05 de junho de 2014.


MORAES E. Cromatografia em giz, Disponível em: http://quimicamackenzie.wordpress.com/2010/11/21/cromatografia-em-giz/ Acesso em 05 de junho de 2014.










Nenhum comentário:

Postar um comentário