Objetivo
Realizar experimentos cromatográficos através do movimento da tinta empregnada no giz com a passagem de solventes diversos.Introdução
A técnica de cromatografia é utilizada para a identificação de substâncias e de separação-purificação de misturas.
Na separação de misturas é passado por duas fases sendo elas estacionaria, ou seja, fixa e um material poroso e móvel onde um líquido ou um gás ajuda na separação. Nestas fases os constituintes interagem umas com as outras através das forças intermoleculares e iônicas resultando a separação. Ainda nesta técnica de separação de misturas, a mesma pode ser purificada eliminando substâncias indesejáveis.
Na identificação de substâncias é utilizada a técnica de comparação, ou seja, comparando o seu resultado da análise com outros conhecidos e através de gráficos, e assim descobrindo quais as substâncias que pertence à mistura.
Na identificação de substâncias é utilizada a técnica de comparação, ou seja, comparando o seu resultado da análise com outros conhecidos e através de gráficos, e assim descobrindo quais as substâncias que pertence à mistura.
Materiais e reagentes
- Álcool etílico
- Acetona
- Éter
- Giz escolar branco
- Canetinhas de cores variadas
- Becker
- Tela de amianto
- Tripé
- Vidro relógio
Procedimento experimental
Realizamos 3 experimentos de cromatografia de adsorção onde o giz é a parte estacionária e o reagente a fase móvel aplicando o mesmo procedimento para três reagentes diferentes: álcool etílico, acetona e éter.
Em um Becker colocamos 2 cm de álcool etílico, em seguida utilizamos as canetinhas para fazer uma faixa em 4 gizes de cores variadas e os colocamos fixamente dentro do Becker fazendo com que esta faixa entre em contado com o reagente e fechamos com o vidro relógio. Para melhor visualização colocamos o Becker em cima do tripé com a tela de amianto e observamos.
Logo após repetimos com a acetona e com o éter.
Resultados
Experimento 1 (álcool etílico): obtemos resultados positivos. Observamos a separação da mistura de cores que teve o material para chegar à sua cor.
Figura X: Experimento em observação
Figura X: resultado da separação de pigmentos de cores variadas
Experimento 2 (acetona):
Não houve separação dos pigmentos, pois os mesmos não são solúveis em acetona.
Experimento 3 (éter):
O éter é um reagente altamente volátil, então ele evaporou e os pigmentos não foram solúveis.
Conclusão
Ao finalizar esse experimento podemos concluir que a cromatografia é de grande eficiência para saber a origem de um material com polaridades distintas. Usada para a identificação de impurezas de um material, determinação da composição, formulação de um produto ou separação de misturas. Podemos observar o mecanismo de separação pela interação da fase estacionária com a fase móvel em um processo de adsorção.
Bibliografia
MARCONDES R. Cromatografia, Disponível em: http://www.infoescola.com/quimica/cromatografia/ Acesso em 05 de junho de 2014.
MORAES E. Cromatografia em giz, Disponível em: http://quimicamackenzie.wordpress.com/2010/11/21/cromatografia-em-giz/ Acesso em 05 de junho de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário